sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O Papa é pop e usa twitter!

A Igreja é umas das mais antigas instituições da história da humanidade, além da família e da escola, por exemplo. E independente de nossas crenças e ideologias, é preciso admitir que ela também atua com um público, e para não ficar defasada, precisa aprender a lidar com a nova era digital.

Imagem: Acervo pessoal

A questão que você deve se perguntar é porque você, enquanto instituição, seja família, escola, loja e empresa, ainda não conhece e nem usa o twitter (ou qualquer outra mídia social), se até o PAPA, que é uma entidade aparentemente considerada bem conservadora, usa?

O uso do twitter pela Igreja Católica para contagiar os fiéis mais novos e internautas, é mais um exemplo e reflexo da transformação que estamos vivenciando. Acreditar e investir apenas num público fiel e tradicional, não usuário de mídias sociais, é não se atualizar perante o novo contexto aonde estamos inseridos.

Se nós quisermos estar preparados para lidar com as crianças e jovens do futuro que eles mesmos vem construindo através de suas novas relações de consumo e produção de conteúdo e cultura, nós também precisamos minimamente, experimentar os ambientes virtuais aonde ocorrem estas relações e comunicações.


Se antes o Papa proferia suas palavras de conforto e sabedoria diante de milhares de fiéis, presenciais ou dispostos diante de televisores e rádios, agora ele dá continuidade ao seu trabalho, proferindo mensagens de até 140 caracteres, curtas mas de grande impacto, ao atingir um público ainda maior, não só diante dos computadores, mas movendo-se em qualquer lugar do planeta e acessando conteúdo através de seu smartphone e a internet móvel.

Se até a mais antiga instituição já vem acompanhando o processo de transição das velhas paras as novas mídias, e dos velhos para os novos hábitos, porque você vai continuar se recusando a experimentar o novo e se arriscar a afundar num grande dilúvio informacional que só tende a crescer?!

Se você for um profissional, ATUALIZE-SE, pois saber fazer uso de mídias sociais será um pré-requisito num futuro bem próximo.

Se você for uma instituição, como a família, por exemplo, ATUALIZE-SE, pois seus filhos saberão fazer uso das novas tecnologias e mídias, e você não estará preparado para acompanhar este uso e direcionar da maneira mais adequada possível. Proibir e recusar não será solução!

Se você for uma empresa ou dono de uma loja, ATUALIZE-SE, pois o seu consumidor (do futuro) pesquisa antes de comprar, tenderá a consumir sem ao menos sair de casa, reclama e elogia em escala global e dá mais importância para a voz ativa de outros consumidores do que para seus anúncios e propagandas. 

Imagem: Acervo pessoal - Oficina de Cinema em 2013.

Palavra de uma professora, entre muitas que pipocam pelo mundo, que ensina a linguagem audiovisual para novas e velhas gerações, e utiliza intensamente novas tecnologias e mídias em sala de aula, principalmente os celulares. E que acredita que se um professor não fizer isso, não conseguirá atrair a atenção e interesse do aluno, totalmente voltados para o conteúdo que cabe na palma da sua mão. Saber tirar proveito disso é a melhor estratégia que se pode usar atualmente! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário